quarta-feira, 18 de agosto de 2010

- Conceito de Conhecimento

       Conhecimento é o ato de estar a par , é você estar de posse da informação em questão.
Conhecer não significa ter profundo entendimento a respeito, quanto menos colocar em prática.
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada.Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros.
O estudo do conhecimento é a gnoseologia. 
Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico.Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar dado e informação.
O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens,mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:
Conhecimento Sensorial:É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).
Conhecimento Intelectual:
Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.
Conhecimento Empírico/Vulgar/Popular:
É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.
Conhecimento Científico: 
Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do empírico.
Conhecimento Filosófico: 
Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
Conhecimento Teológico: 
Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé não é cega baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação.
Conhecimento Intuitivo:
Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.
1.Intuição Sensorial/Empírica:
“A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).
2.Intuição Intelectual:
A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.

4 comentários:

  1. O ser humano avalia, julga , age no mundo e decide várias coisas . Ele é capaz de produzir muitos tipos de informações e conhecimentos . O mundo é interacional. Nesse sentido um tipo de conhecimento não é melhor que o outro. Todos os conhecimentos sem excessão , podem servir para complementar outros conhecimentos . Aliás o ser humano é feito de conhecimento , o mundo é feito de conhecimento . Nós necessitamos de conhecimento para sobreviver . O que seria de nós se aqueles antigos filósofos não escrevessem suas idéias e pensamentos a tempos atrás?

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  2. Representa o ato ou efeito de conhecer, de ter consciência de si próprio. Por seu turno,conhecer, significa ter noção de,saber,ter relações com,ter experimentado,ter ouvido,distinguir,julgar,avaliar,reconhecer,etc.
    Como se pode ver,o conhecimento não é aquele contacto superficial que muitas vezes temos com as coisas,pessoas ou circunstâncias.Representa na verdade,o aprofundamento necessário que nos leva a afinar a nossa sintonia com o universo.

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  3. Tá faltando comentários de outros membros... cadê?
    Abraçs
    Prof. Leandro

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  4. O conhecimento e o ato ou a atividade de conhecer é incorporar um conceito novo, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida, através de experiências. Sem o conhecimento nos não seriamos nada, pois o universo e feito dele. A cada dia estamos conhecendo e aprendendo coisas novas na nossa vida e vamos armazenando mais conhecimento desde os primeiros passos ate os últimos. Então o conhecimento e isso aprender e conhecer coisa nova a cada dia sozinho ou com outras pessoas.

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